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Gestão do Negócio
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01/04/2024

MEI: como administrar um pequeno negócio

Para manter uma empresa é necessário conhecer o negócio hoje e visualizar como ele estará amanhã, agindo no dia a dia para que o sucesso seja alcançado!

Ter o próprio negócio é um sonho que muita gente quer colocar em prática. Com as facilidades do advento do MEI (microempreendor individual), mais e mais pessoas podem colocar em prática o desejo de empreender. 
Mas abrir uma empresa sustentável – que gere lucros – exige muitos conhecimentos, visto que não basta apenas definir um ponto comercial e registrar o negócio.

Antes de mais nada, é preciso ter uma boa gestão. Portanto, se você já é um MEI ou se estiver prestes a empreender nesse segmento, é preciso saber como administrar um pequeno negócio.
Para abrir uma empresa e mantê-la dentro dos parâmetros da boa gestão, é preciso que você tenha clareza de suas motivações para empreender e aonde quer chegar com seu negócio. 
Algumas questões úteis para essa autoanálise:

O que leva você a abrir ou a manter esse negócio?
Qual é a razão de esse negócio existir?
Como você vai conduzir esse negócio?
Como esse negócio estará dentro de cinco anos?
E daqui a 10 anos, como estará sua empresa?

Pequeno negócio como um todo
Uma boa administração do pequeno negócio só pode ser alcançada se você o analisar como um todo, refletindo sobre o presente e o futuro. O momento de fazer essa reflexão é propício para você avaliar se tem dentro de si as dez características do comportamento empreendedor, ou se precisará desenvolvê-las:

1 – Busca de oportunidade e iniciativa

2 – Persistência

3 – Correr riscos calculados

4 – Exigência de qualidade e eficiência

5 – Comprometimento

6 – Busca por informação

7 – Estabelecimento de metas

8 – Planejamento e monitoramento sistemático

9 – Persuasão e rede de contatos

10 – Independência e autoconfiança.

Olhar do cliente e do empreendedor para o pequeno negócio
A análise de seu pequeno negócio deve ir ainda mais longe. É preciso saber aonde você quer chegar como MEI sob o olhar do cliente; que produtos/serviços você oferece a ele; 
Quais são os benefícios que o cliente tem ao negociar com sua empresa; se ele está satisfeito com o que você oferece, com seu atendimento e com o ambiente do negócio.

Ao mesmo tempo, também é preciso analisar seu pequeno negócio, perguntando-se como você avalia seus produtos e serviços; se você compraria os produtos ou serviços que oferece; 
O que precisa fazer para melhorar o negócio; como estão seus resultados financeiros; o que pode fazer de imediato para melhorar seus resultados; e o que você pode fazer para melhorar seus resultados nos próximos seis meses e no próximo ano.
Resultados em todas as áreas
Para o pequeno negócio ter sucesso, é preciso ter boa gestão em todas as áreas, o que implica buscar diferentes conhecimentos: recursos financeiros e materiais, gestão de pessoas, relacionamento com fornecedores, 
vendas e atendimento ao cliente. Para se planejar para alcançar resultados em todas as áreas, é bom estabelecer objetivo e metas e entender a diferença entre esses dois conceitos.

Objetivo é o resultado que você quer alcançar em seu negócio, e deve ser estabelecido com um determinado prazo, que pode ser curto, médio ou longo.
Já as metas se referem ao detalhamento de como o objetivo deverá ser alcançado. Elas devem ser desafiadoras, com prazos delimitados e precisam ter indicadores que possam ser medidos.
Como conduzir seu pequeno negócio de forma planejada.
Esses poucos “insights” expostos acima são apenas alguns aspectos que precisam ser levados em conta para uma gestão estratégica do empreendimento.
Para saber mais, você pode baixar gratuitamente o e-book “Como administrar um pequeno negócio?”, que explica detalhadamente tudo o que o microempreendedor individual precisa saber para gerir sua empresa.

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